fbpx

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho: CRO-MG reforça a importância da segurança biológica, física e mental na Odontologia 

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho: CRO-MG reforça a importância da segurança biológica, física e mental na Odontologia 

(31) 2104-3000 0800-015-4000

28 de abril

Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e o CRO-MG não foge ao compromisso de zelar sempre para que os profissionais da Odontologia possam trabalhar de forma segura e saudável, tanto para si mesmos, quanto para seus pacientes. 

O cirurgião-dentista enfrenta riscos de contaminação por trabalhar diretamente na cavidade bucal em procedimentos que envolvem secreções como saliva, sangue, pus, aerossóis, entre outras, que podem ser altamente infecciosas. O profissional da Odonto também atua predominantemente com instrumentos perfurocortantes, que se mal manuseados, podem representar riscos sérios à integridade física. Esses fatores reforçam a necessidade de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), da higienização adequada de todo o espaço e ferramentas, bem como de uma vigilância constante sobre a biossegurança. 

No entanto, há mais questões envolvendo a segurança e a saúde dos cirurgiões-dentistas do que apenas os procedimentos realizados na boca. Radiação, problemas posturais, irritações na pele pelo contato com os diversos materiais de trabalho, ruídos excessivos, e questões de saúde mental também podem acometer os cirurgiões-dentistas. 

O CRO-MG reforça que Segurança e Saúde são princípios transversais em todas as áreas da Odontologia e que além de seguir as normas vigentes, é importante que o profissional não se descuide da ergonomia e da saúde mental para que possa exercer com mais conforto, eficácia e longevidade a sua missão de transformar sorrisos.