Redes Sociais:

28 de abril
Especialistas em Odontologia do Trabalho são responsáveis por ações de prevenção em Saúde Bucal e por promover maior produtividade laboral
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado em todo o globo nessa segunda-feira, dia 28 de abril. Nesta data, o Conselho Federal de Odontologia reforça a importância da Odontologia do Trabalho para promoção do bem-estar geral dos trabalhadores, além de mais qualidade e produtividade nas atividades laborais. No Brasil, a especialidade foi criada pelo CFO há mais de 20 anos e significou um avanço importante no âmbito da saúde laboral.
De acordo com a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Odontologia, instituída pela Resolução CFO 63 de 2005 e atualizada em julho de 2012, a Odontologia do Trabalho é “a especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador”. A especialidade foi criada por meio da Resolução CFO 22 de 2001, posteriormente alterada pela Resolução CFO 116 de 2012.
O vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Nazareno Ávila, explica que os cirurgiões-dentistas especialistas em Odontologia do Trabalho devem atuar observando não apenas os impactos da atividade laboral na saúde bucal do trabalhador, mas também as consequências de problemas bucais, como dores e infecções, para o bem-estar e a produtividade do colaborador.
O Ministério da Saúde reconhece como doenças odontológicas relacionadas ao trabalho a erosão dentária (CID-03.20), alterações pós-eruptivas de cor dos tecidos duros dentários (CID-K03.7), gengivite crônica (CID K05.1) e estomatite ulcerativa crônica (CID K12.1). O especialista em Odontologia do Trabalho não atuará de forma assistencial, com realização de atendimento odontológico, mas em caráter preventivo e orientativo.
“Diversos estudos já demonstraram que é alto o índice de absenteísmo no trabalho em razão de dores de dente e outras doenças bucais. Por esse motivo, o cirurgião-dentista especialista em Odontologia do Trabalho é tão importante. Ele atua de forma estratégica, solicitando exames, quando necessário, e garantindo o correto encaminhamento dos trabalhadores ao atendimento odontológico”, esclarece Nazareno Ávila.
O especialista em Odontologia do Trabalho deve ainda assessorar gestores administrativos para que os mesmos possam garantir condições e ambiente de trabalho adequados à prevenção em saúde bucal. O profissional também poderá realizar levantamentos sobre as condições de saúde bucal dos funcionários da empresa em que atua e promover campanhas educativas.
Confira abaixo as áreas de competência para atuação do especialista em Odontologia do Trabalho:
a) identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produção;
b) assessoramento técnico e atenção em matéria de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho, assim como em matéria de equipamentos de proteção individual, entendendo-se inserido na equipe interdisciplinar de saúde do trabalho operante;
c) planejamento e implantação de campanhas e programas de duração permanente para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde;
d) organizar estatística de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possíveis relações com as atividades laborais;
e) realização de exames odontológicos para fins trabalhistas;
f) análise socioepidemiológica dos problemas de saúde bucal do trabalhador.
Novos avanços
O vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Nazareno Ávila, destaca que a criação da especialidade da Odontologia do Trabalho foi uma conquista fundamental para garantir mais saúde bucal nos ambientes laborais. Para que sejam alcançados novos avanços, é importante também que haja mecanismos legais, que garantam a obrigatoriedade da Odontologia do Trabalho.
“Atualmente, o Brasil possui 1.127 especialistas em Odontologia do Trabalho. Esse número pode ser bem maior caso haja incentivos para que as empresas invistam na contratação dos cirurgiões-dentistas. Esse é um investimento que se traduz em menores índices de absenteísmo, mais produtividade e maior bem-estar dos funcionários”, ressalta o vice-presidente Nazareno Ávila.
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: origem da data
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A data foi escolhida em homenagem às vítimas da explosão de uma mina nos Estados Unidos, na Virginia, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.