fbpx

Dia Mundial do Sono

Dia Mundial do Sono

(31) 2104-3000 0800-015-4000

15 de março

Hoje, dia 15 de março, é o Dia Mundial do Sono e o CRO-MG gostaria de saber: você conhece a importância da Odontologia do Sono?

A Odontologia do Sono é uma área que permite ao cirurgião-dentista atuar no tratamento dos distúrbios do sono. Quando dormimos, o corpo passa por processos importantes de reparação e renovação celular, e isso inclui os tecidos da boca e dos dentes. A falta de sono pode levar a hábitos noturnos prejudiciais, como ranger os dentes, o bruxismo, que leva ao desgaste dental, dentre outras consequências.

“O sono é hoje, reconhecidamente, um  dos 3 pilares da boa saúde, juntamente com a alimentação e a atividade física adequadas. Mas o período de sono vai muito além do simples descanso. É um equívoco imaginar que basta dormir muito para que o equilíbrio do organismo seja restabelecido. Mais que a quantidade, importa a qualidade! O tratamento da apneia começa com a informação: 80% dos acometidos não são diagnosticados por desconhecerem essa doença. E é exatamente aí que reside a importância do dentista habilitado em distúrbios do sono: ao atender seu paciente e suspeitar de apneia, ele poderá esclarecer, orientar e solicitar os primeiros exames. A Odontologia do Sono, peça fundamental na equipe multiprofissional, contribui decisivamente para oferecer a todos a oportunidade de um sono reparador. Sono é saúde!”, complementa a Câmara Técnica de Odontologia do Sono do CRO-MG.

Para saber mais sobre o tema e compreender como a saúde bucal está diretamente ligada ao sono, assista ao Webinar “Oportunidade de Sono a Todos em Prol da Saúde Global”, disponível em nosso canal no Youtube. Acesse: cro.mg/youtube e confira mais.