fbpx

Esmalte para unhas nos dentes: CRO-MG alerta para os riscos dessa prática que viralizou nas redes sociais

Esmalte para unhas nos dentes: CRO-MG alerta para os riscos dessa prática que viralizou nas redes sociais

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

5 de junho

Recentemente viralizou vídeo em que uma mulher clareia os dentes passando esmalte branco para as unhas. Mas será que isso é uma possibilidade real de clareamento ou é fake? O compromisso do CRO-MG com a verdade nos motivou a trazer a resposta para vocês e, sim, essa técnica não só é fake, como é perigosa! 

O esmalte para unhas não tem nenhuma propriedade clareadora, agindo como uma maquiagem que apenas cobre os dentes. Como ele vira uma crosta, pode facilitar o acúmulo de alimentos e placas bacterianas, favorecendo a gengivite e o mau hálito. Além disso, dentes e unhas têm composições diferentes e o esmalte para unhas pode ser corrosivo para o esmalte natural dos dentes, causar danos à gengiva e até ser tóxico para o organismo como um todo. 

Também surgiram no mercado alguns esmaltes divulgados como próprios para os dentes, com a promessa de não agredi-los ou manchá-los, mas seu uso exige atenção. Muitos vêm do exterior e sem a sua composição informada, ficando sem certificação da Anvisa que garanta sua eficácia e segurança. 

Quanto ao clareamento dental, a própria Anvisa proíbe a venda de clareadores sem prescrição odontológica, portanto, receitas caseiras e produtos milagrosos vendidos na Internet são perigosos para a saúde da boca. Considerando tudo isso, lembre-se:

1️- Use os produtos somente para suas finalidades específicas, portanto, esmaltes de unhas são apenas para as unhas.

2️- Quanto aos esmaltes divulgados como próprios para os dentes, a não divulgação de suas composições impede a análise de riscos, tornando o seu uso um risco imensurável.

3️- O clareamento dental deve ser feito pelo cirurgião-dentista. Ele é o único profissional capacitado para orientar e aplicar procedimentos clareadores. 

4️- Sempre duvide dos virais da Internet, informe-se com profissionais qualificados sobre sua veracidade e use apenas produtos aprovados pela Anvisa.

5️- Se você for dentista, oriente corretamente o seu paciente e inclua no prontuário que ele foi devidamente informado sobre o assunto.