Estudantes de Odontologia da PUC Minas visitam sede do CRO-MG para conhecer trabalho voltado à regulamentação ética da profissão e valorização da classe

Redes Sociais:

29 de maio

Na última segunda-feira (27/5), os alunos do 1º período do curso de Odontologia da PUC Minas realizaram uma visita ao Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG). A atividade foi organizada visando proporcionar aos estudantes um conhecimento sobre o funcionamento do CRO-MG e suas atribuições enquanto autarquia federal, além de enfatizar a importância da proteção e valorização da classe odontológica.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores do Conselho, incluindo o jurídico, o setor de inscrições, comunicação e fiscalização. Cada departamento teve um momento para explicar suas funções específicas, oferecendo uma visão abrangente de como o CRO-MG atua para assegurar a qualidade e a ética na prática odontológica.

A professora Gisele Bonfante, coordenadora do curso de Odontologia da PUC Minas na Unidade Praça da Liberdade e vice-coordenadora do curso no Campus Coração Eucarístico, destacou a importância dessa visita guiada no contexto da disciplina de Introdução à Odontologia. “A gente entendeu que essa é uma disciplina chave para sensibilizar os alunos sobre o que é o exercício legal da profissão. Nada mais coerente do que uma visita guiada para esse caminho ter início na trajetória dos alunos de construção profissional que já começa durante a vida acadêmica. Então foi muito prazeroso, muito importante. Acho que isso faz com que os alunos, desde o início, possam ser sensibilizados quanto à importância do órgão e o fortalecimento da nossa profissão”, comentou a professora.

Os estudantes, por sua vez, expressaram seu entusiasmo e a relevância do aprendizado obtido durante a visita. Felipe Silva Barros, aluno do primeiro período de Odontologia no Campus Coração Eucarístico, compartilhou sua experiência. “Nessa visita no CRO consegui aprender bastante sobre o que fazer após a nossa formação. Todos os passos que devemos seguir, o que é permitido, o que não é permitido, a questão da utilização da rede social com ética. Foi uma visita muito satisfatória, essencial para que a gente consiga ter uma noção de como seguir, de como ter uma procedência bacana e profissional após a nossa graduação”, afirmou o estudante.

A visita ao CRO-MG foi uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para a formação inicial dos futuros profissionais de Odontologia, reforçando a importância da ética, da responsabilidade e do conhecimento sobre as regulamentações que envolvem a prática odontológica.