fbpx

Giro pelo interior – Uberlândia

Giro pelo interior – Uberlândia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

11 de maio

O presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, reuniu-se ontem (10) com a Secretaria de Saúde de Uberlândia, na pessoa do assessor da rede de urgência e emergência, Cláuber Lourenço, representando o Prefeito Odelmo Leão, para avaliação do panorama da vacinação do município.
O assessor esclareceu que cerca de 9 mil profissionais da saúde ainda estão pendentes de vacinação, entre estudantes da área e trabalhadores formados. Desse número, aproximadamente 700 atuam diretamente na equipe de combate à covid-19 nos hospitais e, devido à alta rotatividade nesses estabelecimentos, não receberam a primeira dose do imunizante.
O presidente do CRO-MG colocou-se à disposição para intervir junto ao estado para conseguir doses da reserva estratégica e reiterou as diretrizes repassadas pelo secretário de estado da saúde, que nenhum grupo prioritário deve ser deixado para trás. “Em um encontro que tivemos, no final de abril, com o secretário da SESMG, Fábio Baccheretti, ele deixou claro que as doses existentes nos municípios podem ser utilizadas para este fim, desde que devidamente justificada a sua realocação”, afirmou o presidente.
O assessor também afirmou que a decisão de utilizar o CNES como quesito obrigatório foi adotado por opção do município como um critério de corte, uma vez que a quantidade de doses eram insuficientes no primeiro momento. Tão logo novas doses forem disponibilizados, todos os 9 mil trabalhadores da saúde restantes receberão a vacina.
Na reunião, o presidente do CRO-MG ainda apresentou os grandes feitos da Odontologia Hospitalar neste momento da pandemia, e reiterou que os ganhos com a presença da equipe odontológica nas UTIs. O assessor ficou muito interessado na inclusão desses trabalhadores na linha de frente de combate à covid-19, e afirmou que planeja a inauguração de centros de especialidades odontológicas nos próximos meses, e colocará em pauta a implementação da Odontologia Hospitalar no município.
Estiveram ainda presentes no encontro o conselheiro e tesoureiro do CRO-MG, Dr. Ricardo Corrêa, e o recém-eleito conselheiro federal do CFO, Dr. Ricardo Lourenço, ambos de Uberlândia, os quais colocaram seus préstimos a odontologia do município.