fbpx

Histórias da Odontologia: Dra. Paula Regina Ávila, a “Melhor Dentista do Mundo” pela ONG Turma do Bem

Histórias da Odontologia: Dra. Paula Regina Ávila, a “Melhor Dentista do Mundo” pela ONG Turma do Bem

(31) 2104-3000 0800-015-4000

29 de março

Nascida em Uberaba no ano de 1975, a cirurgiã-dentista Dra. Paula Regina Ávila foi criada pela mãe, Jeanne Ávila, professora universitária, que foi sua referência para a dedicação aos estudos e a conquista de seus sonhos.

A cirurgiã-dentista relembra o gosto pela leitura desde cedo e também da música. Estudou piano por 10 anos até resolver trocar as teclas para investir na Odontologia, profissão que, segundo ela, não deixa também de ter a sua musicalidade, “cada boca conta a sua história”.

Divorciada, Dra. Paula Regina é mãe de duas filhas, Julia e Mariana, que acompanham sua trajetória na dedicação e crescimento na área profissional. Logo que concluiu sua graduação de odontologia na UNIUBE, procurou se especializar e logo após fez o seu mestrado e doutorado na FORP-USP de Ribeirão Preto. Suas áreas de atuação são odontopediatria, ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia.

“Sou de uma família onde as mulheres tiveram um protagonismo muito ligado à religiosidade e à importância da independência através da formação pessoal e profissional. Mais do que formaturas, recebi também muita formação, o que acho essencial para estar neste mundo”.

Ela ainda ressalta que quem escolhe a área da saúde, muito além da técnica, tem que gostar de gente e procurar o autoconhecimento e procurar criar vivências significativas, tendo um olhar além da boca e das estruturas físicas do consultório, uma visão de mundo e do seu papel social sobre ele.

A Dra. Paula Regina foi destaque na Odontologia no final de 2023 ao receber o prêmio de “Melhor Dentista do Mundo” na 13ª edição do prêmio criado pela ONG Turma do Bem, uma vez que a voluntária foi a primeira mulher negra a receber o prêmio.

“A premiação me deixou muito feliz e surpresa também, porque todos os dez finalistas colaboraram muito com seu trabalho. Hoje somos 18 mil dentistas da Turma do Bem. Somos muitas mulheres na Odontologia e hoje em dia temos poucos dentistas pretos na profissão. O voluntariado através da turma do bem é uma força somada de pessoas com histórias ímpares, mas com traços comuns de mães batalhadoras, avós amorosas, misturas étnicas, olhares sem julgamentos e uma vontade imensa de dar as mãos e ressignificar sorrisos”, contou ao CRO-MG, emocionada.

A cirurgiã-dentista é coordenadora do Dentista do Bem em seu município de Uberaba e foi uma das profissionais que mais cadastrou novos dentistas no ano de 2023 – não só na sua cidade, mas também em outras, tornando-se um pilar importante para a ONG Turma do Bem.

O CRO-MG homenageia a força e a dedicação que tantas Paulas, Reginas, Marias…trazem para a Odontologia! Parabéns a todas essas mulheres que escolheram desafiar limites, superar obstáculos e a seguir seus próprios sonhos!