Piso salarial da Odontologia: São João Batista do Glória

21 de junho

No último dia 12 de junho, o CRO-MG comemorou mais uma grande vitória na luta pelo piso salarial da Odontologia em Minas Gerais! Desta vez, no município de São João Batista do Glória, entre o Rio Grande e a Serra da Canastra, no Sul de Minas. Aprovado definitivamente em segundo turno na Câmara Municipal, o piso salarial dos cirurgiões-dentistas na cidade era um desejo antigo do Dr. Anderson de Souza Bastos, Coordenador de Saúde Bucal no Glória. E junto do Dr. Thales Lemos, cirurgião-dentista, o trabalho pela aprovação começou a ser desenvolvido com o CRO-MG no ano passado.

O engajamento dos profissionais locais da Odontologia e o diálogo entre o CRO-MG, a Secretária de Saúde Silvania Vilela e o prefeito Celso Henrique Ferreira foram essenciais para o êxito do cumprimento da Lei 3.999/61. São João Batista do Glória ficou em primeiro lugar no Previne Brasil na região do Sul de Minas, sendo o 2° colocado no estado e 15° no Brasil. O Previne Brasil é o atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, que traz uma série de critérios para que os municípios garantam o recebimento de recursos federais e levem saúde bucal de qualidade à população.

“Como Coordenador de Saúde Bucal de São João Batista do Glória, essa conquista só foi possível através de inúmeras reuniões com os vereadores, com a Secretaria de Saúde, com o prefeito, empenho dos colegas onde cito aqui o Dr. Thales Lemos Ribeiro e também o apoio primordial do nosso Conselho Regional de Odontologia. Somente nós, dentistas, sabemos o que lidamos no dia-a-dia no empenho de trazer uma saúde bucal necessária a toda à população carente e que procura os nossos serviços. Agradeço a todos que nos ajudaram a fortalecer essa luta”, destaca o Dr. Anderson de Souza Bastos.