Redes Sociais:

22 de agosto de 2025
O ano de 2025 trouxe um alerta preocupante: o número de casos de sarampo aumentou em todo o mundo, especialmente nas Américas, e o Brasil corre sério risco de reintrodução da doença. Altamente contagioso, o sarampo pode se espalhar rapidamente em ambientes de saúde, colocando em risco tanto profissionais quanto pacientes.
A vacinação é a principal forma de prevenção. Profissionais da saúde, incluindo os da Odontologia, devem ter duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Quem ainda não se vacinou ou não completou o esquema vacinal deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes.
Identificação e cuidados essenciais
Para conter a transmissão, é fundamental que os cirurgiões-dentistas e suas equipes estejam atentos a sinais clínicos como:
- Febre associada a manchas vermelhas no corpo;
- Sintomas respiratórios como tosse, coriza ou conjuntivite.
Nesses casos, a recomendação é notificar imediatamente e adotar protocolos de isolamento, evitando a exposição de outros pacientes e profissionais.
Medidas de proteção
Além da vacinação, algumas práticas devem ser mantidas nos consultórios e clínicas odontológicas:
- Triagem de pacientes para identificação de sintomas;
- Ventilação adequada dos ambientes;
- Higienização frequente das mãos;
- Uso correto de EPIs;
- Isolamento imediato de casos suspeitos.
Vacinar é um ato de cuidado com você, com a equipe e com os pacientes. O CRO-MG reforça seu compromisso em orientar e proteger os profissionais da Odontologia, lembrando que a prevenção é sempre a melhor estratégia para garantir segurança e saúde a todos.