fbpx

Símbolo da Odontologia

Símbolo da Odontologia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

O significado do símbolo da Odontologia

O Símbolo da Odontologia tem origem na mitologia greco-romana. A profissão é representada pelo caduceu de Esculápio dentro de um círculo. Caduceu significa bastão ou cajado, e Esculápio era o deus da Medicina e da cura.

O Bastão de Esculápio é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo, no sentido da esquerda para a direita.

Na resolução CFO–185/93, de 26 de abril de 1993, foi definido que o símbolo oficial da Odontologia seria composto do Bastão de Esculápio na cor grená, dentro de um círculo da mesma cor. Apesar da resolução do CFO, existem registros de que o símbolo tem sido utilizado há muitos anos pelos profissionais da área.

Em 1912, a American Medical Association adotou o Bastão de Esculápio como o símbolo da medicina. Em 1914, o dentista do exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, publicou um artigo na Revista Odontológica Brasileira (atual revista da APCD) intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”, no qual descrevia um modelo muito similar ao que reconhecemos hoje como o símbolo da Odontologia.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou este como sendo o símbolo da Odontologia a partir do artigo 275 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, na qual definiu os detalhes das proporções, que devem ser observadas nos elementos que constituem o símbolo. O bastão deve ser marrom (e não na cor grená, como era utilizado anteriormente) e a serpente deve conter estrias pretas.

Créditos: Poésie

O ANEL DE FORMATURA

A Odontologia é uma especialização na área da saúde mais nova do que a Medicina. Por isso, o curso ganhou um símbolo atualizado, que foi decidido em um Congresso Internacional de Odontologia em Granada – Espanha.

Foi definido por um corpo diretivo que a pedra do anel de formatura Odontologia seria a granada, em homenagem à cidade onde estava sendo realizado o evento.

O curso de Odontologia é o único representado pela granada, uma pedra de cor vermelha considerada como a ”pedra de sucesso, desenvolvimento pessoal e proteção”.

A pedra também é conhecida por ”fortalecer a saúde” e ”aumenta a energia vital”. Além disso, está muito ligada à saúde do sangue, conhecida como grande auxiliar no controle da pressão arterial e proteção do coração.

Atualmente, o símbolo do anel de formatura Odontologia é o bastão de Asclépio dentro de um círculo de cor grená.
O emblema do anel de formatura Odontologia surgiu em 1914. O bastão é, na verdade, uma varinha com uma serpente ao seu redor que a envolve no sentido da esquerda para a direita.

A BANDEIRA DA ODONTOLOGIA

O caduceu e a cobra estão envoltos por linhas fortes e unidas formando uma espécie de brasão robusto, lembrando a cavidade oral e uma cúspide dentária.

No entorno, verifica-se uma coroa de louros, representando a nobreza e o brilho da profissão do cirurgião-dentista. Na Grécia antiga, ao invés vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

Juramento de Hipócrates

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.

Juramento Ético do Cirurgião-Dentista

“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional; Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social; Exercer a odontologia com a observância das leis do país, das normas do Conselho Federal e Regional e dos preceitos do Código de Ética Odontológica, acatando-os e reconhecendo-os publicamente como obrigatórios; Assim procedendo, possa eu merecer o respeito e o melhor juízo dos meus colegas e da comunidade; se não respeitá-los que me suceda o contrário. É o que prometo.”

Juramento da Organização Mundial de Saúde (OMS)

“No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vida a serviço da humanidade; ter para com os meus mestres respeito e gratidão; exercer a minha profissão com dignidade e consciência; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; respeitar os segredos que me forem confiados; manter por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da Odontologia; considerar meus colegas como irmãos; jamais permitir que preconceitos de religião, nacionalidade, raça, credo político ou situação social se interponha entre os meus deveres e meu paciente; conservar o máximo de respeito pela vida humana; nunca utilizar meus conhecimentos contra a lei dos homens. Faço este juramento para honra minha, solene e livremente”.