Redes Sociais:
2 de janeiro
No ano passado, tivemos uma grande conquista com a publicação no Diário Oficial da União, da Lei 14.725/23, a qual regulamentou a atividade de sanitarista e estabeleceu os requisitos para o exercício da profissão. Podem exercer a profissão os diplomados em curso de graduação ou pós-graduação das áreas de saúde coletiva ou de saúde pública.
Embora o Dia do Sanitarista seja mais amplamente associado às questões de saúde pública em geral, podemos destacar a importância desses profissionais na área específica da Odontologia. No Dia do Sanitarista, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais reconhece o trabalho dos profissionais que atuam na saúde coletiva e se dedicam a garantir que as condições sanitárias e os padrões de higiene bucal contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional, promovendo e melhorando a qualidade do serviço da saúde.
A Saúde Coletiva na Odontologia desempenha um papel fundamental na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças orais na análise sócio epidemiológica dos problemas de saúde bucal da comunidade, na elaboração e execução de projetos, programas e/ou sistemas de ações coletivas ou de saúde pública para promoção, restabelecimento e controle da saúde bucal, participando em nível administrativo e operacional de equipes multiprofissionais: organizando serviços, gerenciando em diferentes setores e níveis de administração na saúde pública, na vigilância sanitária, no controle de doenças, na educação da saúde pública e identificando e prevenindo doenças bucais oriundas, exclusivamente, da atividade laboral.
Neste dia especial, parabenizamos os sanitaristas na Odontologia por seu compromisso em promover e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, incluindo a Odontologia Mineira.