05 de agosto: Dia Nacional da Saúde

7 de agosto

Neste dia 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde, o CRO-MG parabeniza os profissionais da área no Brasil e celebra todos os avanços científicos que contribuem para a evolução constante dos cuidados à população, especialmente na Odontologia. A data é uma homenagem ao aniversário do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Uma importante figura na história do combate e erradicação das epidemias de varíola, peste bubônica e febre amarela no Brasil, Oswaldo Cruz fundou, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal, futuramente renomeado Instituto Oswaldo Cruz no ano de 1908.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído através da Lei 5.352, de 1967. O principal objetivo da data é valorizar ações que visam orientar a população a ter hábitos mais saudáveis de vida. A saúde é muito mais que a ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à qualidade de vida e a rotina das pessoas, além de fatores genéticos. Dentre os melhores hábitos para cuidar da saúde de forma adequada, estão os cuidados bucais: a escovação correta dos dentes, o uso do fio dental e as visitas periódicas ao cirurgião-dentista, independente da faixa etária.

Atenção! Muitas patologias começam pelas vias aéreas, sobretudo pela boca. Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (Incor), mostrou que 45% das doenças cardíacas estão diretamente relacionadas aos maus hábitos de saúde bucal. A boca é uma porta de entrada para diversos micro-organismos que, ao atingir a corrente sanguínea, podem ocasionar várias doenças. Outros quadros, como a gengivite, a periodontite e a cárie, muito comuns, também necessitam de tratamento adequado e o cirurgião-dentista é o profissional capacitado para diagnosticar qualquer alteração bucal.

O CRO-MG lembra e exalta que a saúde é um direito garantido na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.