fbpx

12 de maio: Dia da Saúde Gengival

12 de maio: Dia da Saúde Gengival

(31) 2104-3000 0800-015-4000

12 de maio

No Dia da Saúde Gengival, celebramos a importância de cuidar adequadamente de nossas gengivas e promover uma boa saúde bucal. As gengivas desempenham um papel fundamental na nossa saúde oral, protegendo os dentes e fornecendo suporte para uma boca saudável.

Ao cuidar de nossas gengivas, estamos prevenindo problemas como a gengivite e a periodontite, que podem ocasionar complicações mais graves, como a perda dos dentes. A saúde gengival está diretamente relacionada à nossa saúde geral.

De acordo com a Periodontista Dra. Aline Graciano, inúmeras associações indicam a doença gengival como fator de risco para distúrbios sistêmicos como hipertensão e diabetes, dentre outros. “Há ainda mais recente a associação entre doenças gengivais e COVID-19, muito bem elucidada em uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology, que descobriu que o biofilme dental de pacientes sintomáticos com COVID-19 pode abrigar o vírus causador da doença. Isso pode atuar como um reservatório potencial, tendo um papel essencial na transmissão”, ressalta a Periodontista.

Manter uma rotina de higiene bucal completa e fazer visitas regulares ao cirurgião-dentista é o mais adequado para garantir a integralidade da sua saúde!