fbpx

18 anos da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS 

18 anos da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS 

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

3 de maio

O dia 3 de maio é um marco, pois foi neste dia, no ano de 2006, que ocorreu a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), com a publicação da Portaria GM/MS nº 971. Com um aumento relevante de pesquisas a seu respeito, as PICs são utilizadas na prevenção de agravos, no favorecimento de tratamentos e na promoção da recuperação de pacientes com diversas condições de saúde. 

As PICs como a Acupuntura, Homeopatia, Laserterapia, entre outras terapias alternativas, são grandes aliadas também da saúde bucal, favorecendo um atendimento mais humanizado e conectado com os pacientes e seus contextos. Atualmente, 29 procedimentos são oferecidos de forma integral e gratuita pelo SUS à população. Para o maior reconhecimento e difusão das PICs, o CRO-MG conta com a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com ações constantes para a sua valorização.

Coincidindo com as celebrações, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) lançou o e-book “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Odontologia”, que traz mais informações sobre as PICs e sobre o seu uso. Devido à sua importância e para difundirmos o conhecimento a este respeito, compartilhamos com vocês o documento. Acesse em cro.mg/ebookpraticasintegrativas.