29 de janeiro, Dia da Harmonização Orofacial

31 de janeiro

A Harmonização Orofacial foi reconhecida como especialidade odontológica no dia 29 de janeiro de 2019, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Resolução 198/2019 e 230/2020. O procedimento estético vem ganhando cada dia mais força na área odontológica.

De acordo com o Presidente da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF), Dr. Roberto Pacheco, a Odontologia se vê em um momento glorioso em que vem servindo à sociedade com um trabalho sério e dedicado.

“Tratar do ser humano não somente do ponto de vista clínico, mas também emocional e sistemicamente. É neste sentido que a Harmonização Orofacial veio para somar em conceitos de avaliação pregressa que, hoje, na época em que vivemos, temos parâmetros de averiguação pragmática do que podemos ou não devemos fazer. Estudar, vivenciar, evoluir, ser… Ser melhor a cada dia para podermos oferecer aos nossos pacientes o que de melhor podemos dar”, destaca o Presidente da ABRAHOF.

Ainda de acordo com o Dr. Roberto Pacheco, a Harmonização Orofacial como especialização na Odontologia veio com a força de apresentar trabalhos científicos, estudos em especializações e mestrados que vão oferecer à sociedade condições de bom senso e sabedoria.

O Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, ressalta que a graduação em Odontologia do Brasil é reconhecida como uma das melhores do mundo, conforme classificação de rankings acadêmicos mundiais, o que reflete na competência técnica e científica do exercício profissional. Tal conhecimento se soma à carga horária específica necessária da especialidade em HOF (mínimo de 500 horas).

“O avanço ético da Harmonização Orofacial envolve diretamente a ampliação do entendimento social sobre a responsabilidade envolvida por parte dos Cirurgiões-Dentistas que exercem a HOF em sua área de atuação. A Harmonização Orofacial é uma conquista para a Odontologia e o CRO-MG parabeniza e valoriza todos os profissionais que se dedicam a mais essa arte, que proporciona um serviço odontológico de excelência”, avalia o Dr. Raphael Castro Mota.