Redes Sociais:
7 de agosto
A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 18 anos. O mês é dedicado à conscientização sobre a violência doméstica e ao empoderamento das mulheres, com foco na prevenção e no apoio às vítimas.
A violência doméstica pode ter graves consequências para a saúde física e emocional das vítimas. A saúde bucal, muitas vezes negligenciada em situações de abuso, pode revelar sinais de agressão, como fraturas dentárias, hematomas e lesões na mucosa oral. Além disso, o estresse e a ansiedade resultantes de experiências traumáticas podem contribuir para problemas dentários, como bruxismo e gengivite.
Ao promover a conscientização e a detecção precoce de sinais de violência, os profissionais da odontologia podem contribuir significativamente para a proteção e o bem-estar das mulheres.
A Lei n.º 10.778/2003 obriga os serviços de saúde, públicos ou privados, a notificar casos suspeitos ou confirmados de violência de qualquer natureza contra a mulher. Também determina que, se houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher nos serviços de saúde, é obrigatório comunicar à autoridade policial no prazo de 24 horas, para as providências e fins estatísticos.
Se você presencia atos de violência contra a mulher, não se cale, denuncie! Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, desconhecidos também podem denunciar uma agressão que tenham presenciado. O número 180, da Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito, confidencial e atende todo o território nacional.