Aprovadas novas diretrizes curriculares nacionais

22 de junho

Na última semana, tivemos uma grande conquista para a educação superior em Odontologia: Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) foram aprovadas pela relatoria final do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

As diretrizes curriculares inovaram, com a importante participação do Sistema de Conselhos (CFO e CROs) e da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) que participaram ativamente no processo de construção da nova DCN. Em 2018, as DCN haviam sido aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, aguardando somente a publicação do MEC. As diretrizes constituem orientações para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos, que devem ser adotadas por todas as Instituições de Ensino em Saúde (IES) no país.

A nova DCN da Odontologia segue a Política Nacional de Saúde Bucal. A formação do bacharel deverá incluir, a partir dessa nova DCN, como etapa integrante da graduação, o Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo o cenário de atuação profissional e campo de aprendizado que se referem às ações e serviços para a formação profissional. O curso de graduação também deverá destinar pelo menos 40% da carga horária total do curso às atividades práticas, além da carga horária do estágio curricular. Incluindo as áreas básicas e as atividades clínicas de assistência odontológica, assim, a Odontologia Hospitalar é tratada ainda na graduação.

O Governo Federal está executando também uma Estratégia de Saúde Digital, na qual os dados em saúde de todos os cidadãos estarão compilados em um Prontuário Eletrônico até 2028. O cidadão, independentemente de ser atendido por um profissional da esfera privada, suplementar (convênio) ou pública (SUS), terá um prontuário único, armazenado na nuvem do DATASUS. A nova DCN contempla a capacitação do egresso para utilização dessa ferramenta, permitindo ao profissional ir além do consultório e participar da gestão da atenção à saúde, promovendo uma maior participação e, consequentemente, um maior reconhecimento da profissão e do profissional.