Cicurgias Faciais: O trabalho e a competência dos profissionais de Odontologia

Cicurgias Faciais: O trabalho e a competência dos profissionais de Odontologia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

4 de agosto

O caso da mulher agredida com 60 socos em um elevador em Natal (RN) no último dia 26 de julho chocou o Brasil. Ela precisou passar por uma cirurgia de reconstrução facial, realizada nesta sexta-feira, 1 de agosto, por uma equipe de cirurgiões-dentistas especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que pertence à UFRN e é vinculado à Rede Ebserh.

O serviço de Odontologia do HUOL, coordenado pelo cirurgião buco maxilo facial Adriano Rocha Germano, atendeu a paciente que sofreu fraturas em estruturas que compõem nariz, olhos, boca, bochechas e maxilar. Ela passou por um procedimento de osteossíntese, que tem o objetivo de restabelecer a estética e a funcionalidade do rosto. A equipe que realizou a cirurgia foi capitaneada pelo Dr Kerlison Paulino de Oliveira, especialista em CTBMF, e contou ainda com os residentes, os cirurgiões-dentistas Dra. Acsa Carlos Maia, Dra. Letícia Gadelha de Castro Crisostomo, Dr. Artur Geovanni Borges Vital e Khalydia Oliveira Aby Faraj.

O episódio demonstra o grande valor da Odontologia no atendimento a quadros clínicos graves envolvendo as estruturas orofaciais. Seja no setor público, através do Sistema Único de Saúde (SUS), ou no setor privado, a Odontologia é a área da Saúde a quem compete atuação no atendimento a pacientes envolvendo as estruturas orofaciais em todo o país.

Apesar de a Odontologia sofrer ataques infundados contra a capacidade e competência de atuação na área cirúrgica, os colegas cirurgiões-dentistas realizam um trabalho de excelência dentro dos centros cirúrgicos e atendem os cidadãos brasileiros, devolvendo-lhes dignidade e qualidade de vida.

O Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais, juntamente com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF), destacam que a cirurgia realizada pelo HUOL, que foi integralmente coberta pelo SUS, coloca em evidência o papel significativo da Odontologia e dos cirurgiões-dentistas, em especial, neste caso, dos especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, na saúde da população.