fbpx

CRO-MG destaca o papel fundamental do cirurgião-dentista na prevenção e combate ao fumo

CRO-MG destaca o papel fundamental do cirurgião-dentista na prevenção e combate ao fumo

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

30 de agosto

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma data importante para conscientizar a sociedade sobre os malefícios do tabagismo, um dos principais fatores de risco para diversas doenças, incluindo o câncer de boca e outras complicações odontológicas. Na Odontologia, a luta contra o tabagismo é ainda mais relevante, pois o impacto do cigarro se manifesta diretamente na saúde bucal dos indivíduos.

O uso do tabaco está associado a uma série de problemas bucais, como a halitose, manchas nos dentes, perda de paladar, além de doenças mais graves como a periodontite, que pode levar à perda de dentes, e o câncer bucal, uma das formas mais agressivas de câncer. Além disso, o tabagismo compromete o processo de cicatrização após procedimentos cirúrgicos e diminui a eficácia de tratamentos odontológicos, como implantes dentários.

O CRO-MG reforça que os profissionais da Odontologia desempenham um papel importante na prevenção e no combate ao tabagismo. Durante as consultas, os dentistas têm a oportunidade de identificar sinais precoces de doenças relacionadas ao uso do tabaco e orientar os pacientes sobre os riscos à saúde bucal. Além disso, eles podem oferecer suporte no processo de cessação do tabagismo, indicando programas de tratamento e acompanhamento.

O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso. Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no Programa de Combate ao Tabagismo do SUS.

A conscientização sobre os perigos do tabagismo e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis são passos essenciais para a promoção da saúde bucal e geral. A Odontologia, ao abraçar essa causa, contribui significativamente para a redução dos impactos negativos do tabaco na vida das pessoas.