Redes Sociais:
10 de abril
A parceria entre o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) e a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) segue firme em sua missão de promover e aprimorar o ensino odontológico, bem como de proteger os cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia.
No dia 5 de abril, as duas instituições promoveram, na sede do Conselho em Belo Horizonte, a reunião “Rumos do ensino odontológico: cenário em Minas Gerais e no Brasil”, que contou com a participação presencial e virtual de representantes de coordenações de cursos odontológicos de diversas regiões do país. O encontro teve início às 8h, com abertura da presidente da ABENO, Daniela Lemos Carcereri, que falou sobre a história da Associação e a sua atuação em prol do ensino odontológico.
Em seguida, o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, apresentou as iniciativas do Conselho para a classe, como a criação pioneira do Exame de Avaliação Ética e Conhecimentos Normativos Odontológicos – AvaliaOdonto. O exame é de fundamental importância, uma vez que a Ética, assim como a Segurança, é uma disciplina transversal para todas as áreas da Odontologia e seus profissionais. O AvaliaOdonto é destinado a cirurgiões-dentistas recém-formados e acadêmicos do último período do curso superior de Odontologia, mas também pode ser feito por outros estudantes e profissionais já inscritos para a atualização de seus conhecimentos. O AvaliaOdonto é um exame não obrigatório, mas que representa um importante diferencial conceitual e que ainda dá prioridade na inscrição para os candidatos que alcançam aproveitamento superior a 70% na prova.
Outro destaque apresentado pelo anfitrião da casa foi a carteirinha de estagiário, obrigatória tanto para os estágios obrigatórios/curriculares, quanto os extracurriculares/não obrigatórios. A solicitação de inscrição de estagiário e emissão da cédula deve ser feita pelo nosso site, lembrando que a emissão está condicionada à confirmação, pela Instituição de Ensino Superior (IES), das informações prestadas.
As apresentações da tarde foram iniciadas pelo vice-presidente da ABENO, Gustavo Pina Godoy, que falou sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), enfatizando sua importância e o fato de não serem engessadas, mas sim adaptáveis de acordo com as culturas e práticas nacionais e regionais. O Dr. Godoy ainda reforçou o importante papel da Odontologia na saúde pública, enaltecendo a importância da atenção dos cursos para as necessidades da população e lembrando do compromisso e integração das instituições de ensino com o Sistema Único de Saúde (SUS). A presidente da Comissão de Ensino da ABENO, Ana Isabel Fonseca Scavuzzi deu continuidade, abordando os “Desafios e nós críticos na implementação das DCN em IES públicas e privadas” no Brasil.
A última palestra foi da ex-presidente da ABENO, Vânia Regina Camargo Fontanella, que apresentou o cenário do ensino odontológico em Minas Gerais e no Brasil, revelando que 13% dos cursos de Odonto do país estão em Minas Gerais e que o Brasil tem atualmente 646 registros de cursos de graduação em Odontologia, sendo 30 deles extintos/em extinção e 616 em atividade. A Dra. Fontanella ainda apresentou uma valiosa argumentação sobre a não liberação do Ensino à Distância (EAD) para a graduação em Odontologia, ressaltando a importância da prática e da convivência para a formação de cirurgiões-dentistas.
A reunião terminou com uma discussão aberta sobre todos os aspectos abordados pelos palestrantes. Todo o encontro foi permeado por debates e reflexões conjuntas dos participantes que, tanto presencialmente quanto virtualmente, puderam se atualizar com os principais conceitos e orientações a respeito do ensino odontológico.
Outras presenças importantes no encontro foram do secretário-geral da ABENO, Armando Hayassy, e da presidente da 59ª Reunião Anual da ABENO, Maria Inês Senna, que esteve presente para divulgar o evento, que por sua vez será realizado entre os dias 9 e 12 de julho deste ano, também em Belo Horizonte e com a participação do CRO-MG.
O presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, salientou que “o trabalho constante e incansável de melhorias não só do ensino odontológico, como do exercício da profissão de cirurgião-dentista não pode ser um esforço isolado e é por isso que o Conselho se une a outras instituições da área para que possamos sempre desenvolver juntos o melhor cenário para a Odontologia não só em Minas Gerais, como também em todo o Brasil”, disse.