Redes Sociais:
7 de fevereiro
Hoje, dia 04 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais ressalta a importância da Odontologia na hora de cuidar do paciente oncológico!
O Dr. Pedro Guimarães, membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-MG, explica um pouco mais sobre o câncer e o trabalho fundamental dos profissionais da Odontologia num momento tão delicado para o paciente, que exige muita sensibilidade e um olhar criterioso nos atendimentos.
Segundo o Dr. Pedro, os cirurgiões-dentistas realizam o diagnóstico de lesões malignas e pré-malignas e iniciam o tratamento do paciente oncológico por meio da biópsia, análise histopatológica das lesões de boca e acompanhamento multiprofissional destes pacientes.
“A atuação do cirurgião-dentista frente à outros tipos de câncer se dá através do acompanhamento e tratamento de complicações oriundas do tratamento oncológico como a xerostomia e a hipossalivação, complicações comuns em pacientes sob tratamento radioterápico de cabeça e pescoço e infecções oportunistas como a candidíase bucal”, conta.
O Dr. Pedro Guimarães também ressalta que a mucosite oral, uma condição resultante da inflamação da mucosa oral pela ação de medicamentos quimioterápicos ou radioterapia, afeta mais de 85% dos pacientes que tratam neoplasias de cabeça e pescoço, o que não só interrompe o tratamento oncológico do paciente como pode levar a quadros mais graves de desnutrição e até mesmo óbito.
“Várias outras complicações podem interromper o tratamento oncológico de um paciente e é por isso que nós da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar e do CRO-MG viemos ressaltar a importância e o impacto que a Odontologia tem diante do tratamento e prevenção do câncer. Afinal, nosso cuidado está muito além da boca, nós cuidamos de pessoas!”, enfatizou.