fbpx

CRO-MG vai à Brasília acompanhar o lançamento da SB Brasil

CRO-MG vai à Brasília acompanhar o lançamento da SB Brasil

(31) 2104-3000 0800-015-4000

11 de fevereiro

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais esteve presente, em Assembleia Conjunta com o CFO, no lançamento da SB Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, um levantamento de grande importância e que irá coletar informações de saúde bucal da população brasileira. Trata-se da maior pesquisa já realizada em território nacional sobre o tema e o projeto pretende auxiliar os profissionais da Odontologia a identificarem as principais doenças ou problemas odontológicos que mais afetam as pessoas no país.

Criada pelo Ministério da Saúde, a SB Brasil servirá como fonte para o subsídio de políticas públicas que contribuam ativamente para a saúde odontológica da população. O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) e estabelecerá as diretrizes de reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselheiro e Presidente da Comissão de Tomada de Contas do CRO-MG, Dr. Leonardo Rezende Vilela, esteve em Brasília nesta sexta-feira (11/02) e acompanhou a cerimônia completa de lançamento da SB Brasil, discutindo a pluralidade dos municípios mineiros e suas demandas de saúde bucal.

A pesquisa entrou na fase de coleta de dados entre fevereiro e junho deste ano. O trabalho será realizado por equipes de campo compostas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o país. Os dados e os agravos odontológicos identificados serão transformados em estimativas divididas em estado, cidade e região. Em Minas, a SB Brasil pretende alcançar a realidade dos cuidados bucais nos municípios do interior, uma iniciativa que conta com o apoio do CRO-MG.