fbpx

Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

(31) 2104-3000 0800-015-4000

19 de outubro

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado na década de 90, o Outubro Rosa tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. No Brasil, de acordo com as estimativas de incidência de câncer de mama em 2021, são esperados 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres, de acordo com dados do o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É o segundo tipo de câncer que mais acomete o público feminino no país, depois do câncer de pele. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência neste grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença. As causas também são multifatoriais e a idade média do diagnóstico nos raros casos é de 72 anos de idade.

O CRO-MG alerta a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença, ressaltando o papel fundamental dos cirurgiões-dentistas durante o tratamento, amenizando alguns efeitos colaterais como mucosite, aftas e feridas na boca que são comuns entre os pacientes submetidos à quimioterapia e, por isso, a importância do acompanhamento e tratamento com o profissional da Odontologia.

É muito importante realizar o autoexame e todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer a checagem periodicamente, conforme orientação médica. A partir do diagnóstico precoce as chances de cura chegam a 95%.

Prevenir é sempre o melhor remédio.