Dia Nacional da Saúde

5 de agosto

A todos os profissionais da saúde, em especial da Odontologia, nossa homenagem, reconhecimento e valorização!

A saúde bucal não é a única preocupação dos cirurgiões-dentistas, mas também manter o pleno estado de saúde do paciente.

Denominamos esse conceito de Odontologia Sistêmica e Integrativa, que analisa de modo mais profundo os problemas do paciente e sinais, individualmente e de acordo com suas necessidades, a partir de uma visão multidisciplinar e mais humanizada.

A Odontologia Sistêmica e Integrativa ganhou força e se expandiu depois da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde (MS), em maio de 2006. Em junho de 2008, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) também regulamentou outras práticas integrativas, como Laserterapia, Fitoterapia, Acupuntura, Hipnose, Terapia Floral, e Homeopatia, autorizando, portanto, que cirurgiões-dentistas pudessem incluí-las em seus atendimentos.

Visto que certas doenças sistêmicas aumentam a ocorrência de cárie, de lesões na mucosa oral e de doença periodontal, pacientes portadores de osteoporose, doenças autoimunes, diabetes, deficiências vitamínicas ou síndromes diversas devem ter um cuidado mais especial com sua saúde bucal. Da mesma forma, pacientes que possuem hábitos alimentares inadequados ou são tabagistas, fazem uso de certos medicamentos, como os quimioterápicos, carecem de cuidados que diminuam o risco de desenvolverem alterações na cavidade oral.

Por isso, a implementação dessas estratégias integradas em saúde é essencial para a reordenação do modelo assistencial, priorizando o desenvolvimento de ações preventivas junto à sociedade e a construção de relações permanentes entre os profissionais da saúde e a população assistida.