Fiscalização do CRO-MG faz operação em Lagoa Santa

24 de junho

Na tarde da última quinta-feira (17), motivada por uma denúncia de exploração do trabalho dos profissionais, a equipe da Fiscalização do CRO-MG fez uma operação em Lagoa Santa, para constatação de violação ao Código de Ética Odontológica e à legislação pertinente às relações de trabalho e ao piso salarial definido pela Lei Federal nº 3.999/61.

Atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária de Lagoa Santa, a operação resultou na interdição da unidade de uma franquia odontológica. Após apuração foram constatadas sérias irregularidades e problemas sanitários no local. Além disso, o CRO-MG investiga as condições de trabalho oferecidas aos cirurgiões-dentistas e profissionais da Odontologia no local, sobretudo a falta de contrato de trabalho.

“Vários colegas recém-formados procuraram o CRO-MG após uma experiência decepcionante na empresa. Foi-nos relatado, além da falta de contrato de trabalho, condições de subemprego e orientação para que houvesse o compartilhamento do material de um paciente com outro, após desinfecção apenas com álcool. Esses profissionais saíram da faculdade cheios de sonhos e, logo na primeira experiência profissional, ficaram sem esperanças quanto à Odontologia. Não vamos permitir a desmoralização da nossa profissão”, destaca o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, que anunciou que um dos focos do Conselho será uma forte campanha de defesa dos direitos trabalhistas dos cirurgiões-dentistas e demais profissionais da Odontologia.

Auxiliados pela equipe de Fiscalização do CRO-MG, a Procuradoria Jurídica da Autarquia está fazendo o tratamento dos depoimentos dos funcionários e demais indícios de infrações éticas cometidas pela franquia, para denúncia formal junto ao Ministério Público do Trabalho.

Caso tenha conhecimento de alguma situação de exploração trabalhista, denuncie! Sua identidade será resguardada.

Participe da campanha #valorizaodonto! valorizacaoodonto@cromg.org.br