fbpx

Julho Verde: Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Julho Verde: Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

(31) 2104-3000 0800-015-4000

2 de julho

A campanha “Julho Verde” chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo, mas um diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Os tumores de cabeça e pescoço são denominações genéricas do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. O consumo de agentes como tabaco, álcool e outras drogas é um dos principais fatores para o aparecimento da doença, que também pode ser manifestada por meio do HPV, já que cerca de 70% dos pacientes com cânceres nessas regiões carregam o vírus. Outra recomendação é evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas, que causam trauma crônico na região da boca e podem ter uma cicatrização viciosa.

Qualquer lesão na boca ou garganta que dure mais de duas semanas é sinal de alerta e merece uma investigação por parte do profissional que trata de saúde bucal.

E a prevenção deve começar no seu cirurgião-dentista! Além de identificar possíveis lesões, o profissional pode te orientar a realizar o autoexame.

Procure seu dentista e se previna!