Redes Sociais:
26 de novembro de 2025
CRO-MG INFORMA: Justiça Federal afasta oito conselheiros do CFO
A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar, pelo período inicial de 90 dias, prorrogáveis, dos seguintes dirigentes e conselheiros efetivos do Conselho Federal de Odontologia:
– Claudio Yukio Miyake (pediu afastamento)
– Raimundo Nazareno de Souza Avila
– Roberto de Sousa Pires
– Elio Silva Lucas
– Ataide Mendes Aires
– Anderson Lessa Siqueira
– Samir Najjar
– Glaucio de Morais e Silva
A decisão está sustentada em um conjunto robusto de documentos que apontam indícios de irregularidades graves na gestão do CFO, incluindo omissões, supressão de informações, vínculos suspeitos com empresas contratadas e outras violações que afrontam os princípios da moralidade, legalidade e eficiência administrativa.
Trata-se de mais um capítulo em uma longa sequência de irregularidades envolvendo a antiga diretoria do CFO, agora afastada.
Desejamos êxito aos conselheiros remanescentes que permanecem na missão de reconstruir a autarquia — em especial ao conselheiro federal Jairo Santos Oliveira, único efetivo que segue no plenário após a decisão.
A queda da antiga gestão do CFO não é fruto do acaso. O Presidente do CROMG, Dr. Raphael Castro Mota, foi o primeiro a denunciar publicamente os vultosos esquemas de corrupção que hoje se confirmam nos autos. O que antes era tratado como perseguição revela-se, agora, um ato de coragem, ética e compromisso com a Odontologia.
O CROMG segue firme na defesa da transparência, da moralidade e da proteção da classe.
Assim que houver novos desdobramentos oficiais, informaremos imediatamente à categoria.
Quer receber a íntegra da decisão judicial do processo 1112806-04.2025.4.01.3400, da 21ª Vara Federal Cível da SJDF?