fbpx

O Custo Unitário Básico da Odontologia chegou!

O Custo Unitário Básico da Odontologia chegou!

(31) 2104-3000 0800-015-4000

21 de setembro

O Custo Unitário Básico da Odontologia, chegou!

O pioneirismo do CRO-MG na Odontologia brasileira, em uma parceria de quase 3 anos de pesquisa com o IPEAD/UFMG, já está disponível!

O CUBO apurou o custo do material e mão de obra dos procedimentos odontológicos, identificando situações em que o repasse pela prestação de serviço odontológico, principalmente por operadores de planos odontológicos, é inferior ao mínimo que deve ser considerado para manter a qualidade do tratamento, conforme o inciso XV, do artigo 36 da Lei nº12.529/11, que dispõe sobre: “a infração de vender mercadoria ou prestar serviços injustificadamente abaixo do preço de custo”. Essa conduta pode predispor ações judiciais e denúncias ao CADE das operadores de plano de saúde que se negarem a viabilizar o tratamento odontológico digno que cubra minimamente os custos dos procedimentos.

Atenção: O custo obtido por procedimento, conforme levantado pelo IPEAD, considera exclusivamente os custos relacionados a materiais e mão de obra. Para uma avaliação do custo total, ainda é fundamental levar em consideração as despesas estruturais, tais como aluguel, energia, internet, água, condomínio, entre outras, também não contempladas nesta composição.

A partir do CUBO, acrescentando suas despesas operacionais, é possível chegar ao custo operacional mínimo viável de seus procedimentos!

Objetivos do CUBO:

– Prioridade Máxima: Assegurar a entrega de serviços odontológicos de qualidade para a sociedade.
– Facilitador Financeiro: O CUBO é um aliado na gestão financeira dos consultórios e clínicas. É um indicador norteador para negociações entre prestadores de serviço e operadoras, enfatizando a valorização da profissão e fornecendo uma base técnico-econômica para argumentações jurídicas.
– Índice Inflacionário: Uma das inovações do CUBO é o cálculo de um índice inflacionário específico para o setor odontológico de materiais e mão de obra, segmentado por especialidade e procedimento, algo inédito no país.

Com a implementação do CUBO, a Odontologia terá uma ferramenta valiosa que auxiliará os profissionais na tomada de decisões, garantindo uma prática mais justa e transparente para todos os envolvidos.