Presidente do CRO-MG reforça o compromisso na defesa do cumprimento das legislações estaduais que garantem saúde odontológica para mulheres

Redes Sociais:

8 de março

Em celebração à Semana do Dia Internacional da Mulher, o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), Dr. Raphael Castro Mota, e a cirurgiã-dentista, Dra. Cláudia Starling, estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (06/03) para apresentar o Projeto Princesa Rivânia à Deputada Estadual Ana Paula Siqueira, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Desde 2022, o Projeto tem se destacado pelos resultados significativos na reconstrução da vida de mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo suporte psicológico, jurídico e emocional, além de procedimentos de harmonização facial. O objetivo é não apenas restaurar a aparência física, mas também fortalecer a autoestima dessas mulheres.

Durante o encontro, o Presidente do CRO-MG também apresentou à Deputada reivindicações referentes ao não cumprimento das legislações estaduais que garantem a saúde odontológica infanto-juvenil e para gestantes em Minas Gerais.

“Este encontro nos permitiu evidenciar o compromisso do Conselho Regional de Odontologia com a defesa, promoção e garantia dos direitos e da cidadania das mulheres, além da apresentação das leis estaduais que garantem medidas preventivas contra cárie, doença periodontal e câncer bucal. Destacamos ainda o Programa de Higiene Bucal na rede estadual de ensino fundamental, o atendimento odontológico preventivo nas escolas estaduais e a Lei que assegura o encaminhamento da gestante em acompanhamento pré-natal à consulta odontológica com avaliação periodontal”, ressaltou o Presidente do CRO-MG.

A Deputada Ana Paula Siqueira comprometeu-se a pressionar o governo estadual e a realizar uma Audiência Pública para esclarecer as razões do não cumprimento dessas reivindicações, visto que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da ALMG.