fbpx

Representantes da Odontologia Suplementar do CRO-MG e CRO-RJ se reúnem para conhecer o sistema de auditoria da UNIODONTO Minas

Representantes da Odontologia Suplementar do CRO-MG e CRO-RJ se reúnem para conhecer o sistema de auditoria da UNIODONTO Minas

(31) 2104-3000 0800-015-4000

27 de julho

No último dia 22, a convite do presidente da Uniodonto de Uberlândia, Dr. Ricardo Lourenço, os representantes do CRO-MG, o Presidente Dr. Raphael Castro Mota, o Coordenador da Catecustos do CRO-MG e representante titular do CFO na Câmara de Saúde Suplementar da ANS, Dr. Cleso Guimarães, e o Assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CRO-MG, Cássio Rocha Braga, reuniram-se para ver de perto o sistema de auditoria da Uniodonto Minas. Também estavam presentes os representantes do CRO-RJ Dr. Outair Bastazini, Coordenador das Comissões, e Dr. Marcos Henrique Santos, Coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e representante suplente do CFO na ANS.

Na ocasião, os representantes dos Conselhos e o presidente da Uniodonto debateram sobre a Resolução CFO-235/2021, de 23 de abril, que estabelece normas e diretrizes a serem observadas pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde – odontológicos quando da realização de perícias e auditorias.

O Presidente da Uniodonto de Uberlândia, Dr. Ricardo Lourenço, que na próxima gestão do CFO exercerá do cargo de conselheiro suplente, apresentou a estrutura organizacional da operadora, os programas de gestão da cooperativa, inclusive os de gestão da auditoria. Foi apresentado o cenário da Uniodonto no Brasil, que utiliza o sistema de intercâmbio de beneficiários de todas as Uniodonto.

Por isso, a Uniodonto do Brasil iniciou um processo de padronização da auditoria do Sistema Uniodonto, a fim de uniformizar o entendimento pelos auditores referentes ao processo de autorização da execução dos procedimentos. Nesse processo está contido o uso de fotografias na auditoria. Importante ressaltar que o uso fotografias visa à diminuição da emissão de radiação ionizante e do consequente risco, tanto ao beneficiário quanto ao prestador e, em alguns casos, como no procedimento raspagem supragengival, permitir ao auditor avaliar a necessidade e a frequência da execução do procedimento para a promoção da saúde bucal do beneficiário.

O CRO-MG, atento, está elaborando um projeto de padronização da auditoria, desenvolvido pelo Presidente da Câmara de Instrução Ética da Odontologia Suplementar, Dr. Ronaldo Radicchi.