Redes Sociais:
7 de fevereiro
O CRO-MG, em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), desenvolveu o CUBO, Custo Unitário Básico Odontológico por Procedimento e o inédito Índice Inflacionário do Setor Odontológico. A ferramenta, que é considerada uma revolução para o setor, tem o objetivo de consolidar uma estrutura de custos na Odontologia e definir o índice inflacionário odontológico segmentado de materiais e mão de obra.
“A relação paciente e profissional, intermediada pelas operadoras, franquias e clínicas populares, se tornou um desafio ético e técnico para os Cirurgiões-Dentistas. Muitas vezes, isso pode gerar consequências desfavoráveis para a classe, inviabilizando o desempenho do profissional”, afirma o Dr. Raphael de Castro Mota, Presidente do CRO-MG. Ele ainda explica que a plataforma garante a qualidade do serviço odontológico, ao facilitar uma gestão financeira embasada em parâmetros sólidos e com respaldo em uma base técnico-econômica com fundamentação jurídica, promovendo assim a valorização da profissão.
Uma das inovações do CUBO é que, ao processar a alta na tabela de preços em determinado período, o aplicativo calcula o índice inflacionário geral do setor e o específico, de acordo com a especialidade e o procedimento. Dessa forma, permite a revisão do planejamento dos procedimentos odontológicos por área e respectivos materiais. “Para garantir a qualidade dos serviços prestados, o sistema adota uma metodologia de cálculo da inflação baseada em custos mínimos dos procedimentos considerando pesquisas de preços dos materiais e mão de obra baseada no piso salarial”, explica o Presidente do CRO-MG.
A iniciativa do CRO-MG é pioneira na Odontologia brasileira. Por intermédio dela, o Cirurgião-Dentista e as grandes empresas do mercado terão acesso a indicadores importantes para tomada de decisões, inclusive contratuais, com informações sólidas. Além disso, poderão analisar a estimativa trimestral da inflação de procedimentos odontológicos, do setor e por área, graças à metodologia usada pela plataforma.
Todas essas informações vão gerar o Relatório CUBO Consolidado, que orientará as decisões de cada profissional, de acordo com suas especificidades. O documento contém a análise da conjuntura geral de inflação do Brasil e no mundo. Além disso, as metodologias de pesquisa de preços de materiais utilizados nos procedimentos, de cálculo do valor da mão de obra do CDs, TSB e ASB retidos em cada procedimento, da inflação das áreas da Odontologia, da inflação dos procedimentos e a de cálculo.
Acesse o site: cro.mg/cubo e saiba tudo sobre essa iniciativa pioneira do CRO-MG.