Redes Sociais:
13 de novembro
Nesta primeira semana de novembro, a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais reforça o alerta aos sinais e sintomas do câncer bucal e fortalece a conscientização nacional, instituída pela Lei 13.230/2015, que estabelece a primeira semana de novembro como campanha permanente.
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca (gengiva, bochecha, céu da boca) e a língua, principalmente nas bordas e na parte inferior. Seu estágio inicial é silencioso, por isso, o ideal é consultar um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para avaliação e prevenção. É preciso, também, estar em alerta com feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, com manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de boca é o quinto tipo mais comum no Brasil e a maior incidência é encontrada em homens com mais de 40 anos, em fumantes, consomem álcool em excesso e se expõem mais ao sol. Desta forma, evitar o fumo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, ter uma boa higiene bucal, usar preservativo na prática do sexo oral, manter uma boa alimentação rica em legumes, verduras e frutas e estar atento às mudanças na coloração ou no aspecto da boca, é excencial para a prevenção do câncer.
O Cirurgião-Dentista assume o protagonismo da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do câncer bucal. O desafio inicial para esse profissional é identificar os sinais e sintomas da doença.
Além disso, o SUS oferece apoio nas atividades de prevenção do câncer de lábio e cavidade oral, acesso às ações de diagnóstico e de tratamento na rede de hospitais habilitados em Oncologia em todo o estado.
A sensibilização de todos em relação às ações de prevenção e ao diagnóstico precoce é essencial para a preservação da saúde!