Redes Sociais:
1 de setembro
O início do mês de setembro marca uma importante campanha nacional de conscientização: o Setembro Amarelo. O mês foi escolhido em 2015 para ampliar a campanha devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro. O tema, ainda tabu para muitos, é considerado uma questão de saúde pública no Brasil, que ocupa a oitava posição no ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS) dos países com maiores taxas de suicídio. E, segundo dados da última pesquisa realizada pelo DataSUS, Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com maior número de mortes por lesões autoprovocadas.
Também de acordo com a OMS, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, sendo um problema multifatorial e que pode acometer qualquer pessoa, o que requer atenção, acolhimento e uma busca primordial por ajuda profissional. Seja nos consultórios, clínicas, centros de saúde ou hospitais, é preciso que o cirurgião-dentista e os demais profissionais auxiliares e técnicos da Odontologia estejam sempre atentos aos pacientes que apresentarem qualquer sinal de que necessitam de apoio mental e emocional, recomendando o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
O CRO-MG alerta: é preciso deixar de lado as crenças populares que permeiam o tema e tratar com seriedade a saúde mental de familiares, amigos, colegas e todos que nos cercam. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) possui o número 188 para ligações 24h com atendimento gratuito para apoio emocional e prevenção do suicídio, além de chat e e-mail. Acesse: cvv.org.br e saiba mais.