fbpx

Uberlândia participa do SB Brasil 2020 (vigência 21-22)

Uberlândia participa do SB Brasil 2020 (vigência 21-22)

(31) 2104-3000 0800-015-4000

1 de junho

Teve início neste mês de maio de 2022 o levantamento epidemiológico SB Brasil 2020 (vigência 2021-2022), em Uberlândia. O município foi escolhido através de sorteio e a fase de pesquisa de campo teve início no dia 25/05, na última quarta-feira.

O Projeto SB Brasil é coordenado pelo Ministério da Saúde, com execução pela Faculdade de Odontologia da UFMG. É uma pesquisa nacional de Vigilância em Saúde Bucal realizada a cada 10 anos para monitorar e acompanhar as condições de saúde bucal da população brasileira, como componente de Vigilância em Saúde Bucal.

Serão entrevistados e examinados ao todo 50.800 indivíduos que residem nos setores censitários urbanos sorteados, distribuídos em 422 municípios, sendo 26 capitais + Distrito Federal e 395 municípios do interior.

Nos exames bucais são identificados agravos como: cárie dentária, condição periodontal, oclusopatias, traumatismo dentário, uso e necessidade de prótese dentária e a necessidade de tratamento de urgência.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde de Uberlândia, Dra. Marina Borges de Paiva, os professores da Faculdade de Odontologia da UFMG orientam o levantamento epidemiológico, que acontecerá em dois setores censitários conforme sorteio realizado pela UFMG.

“As equipes de campo, responsáveis pela coleta de dados no município, percorrerão os domicílios dos bairros Morumbi e Granada para avaliar as condições de saúde bucal dos moradores. A pesquisa, além de mapear os agravos bucais e criar uma base de dados, também ajuda o Ministério da Saúde a planejar e avaliar as ações e serviços do SUS para a cidade”, destaca a Coordenadora do Programa de Saúde de Uberlândia.

Durante o atendimento, os profissionais da equipe de pesquisa estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com as unidades de saúde dos bairros participantes da pesquisa.