fbpx

Uso terapêutico da toxina botulínica é tema de PEP 

Uso terapêutico da toxina botulínica é tema de PEP 

(31) 2104-3000 0800-015-4000

Redes Sociais:

2 de julho

A formação e a disseminação do conhecimento é uma das prioridades dessa gestão do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) e o Programa de Educação Permanente (PEP) é uma prova disso, com aulas mensais acerca de assuntos de interesse da classe odontológica no estado. 

Na última terça-feira (25/06) foi realizada mais uma edição da PEP, que teve como tema: “Toxina Botulínica para uso terapêutico”. A palestrante convidada foi a Dra. Lorenza Carvalhaes Machado de Souza, cirurgiã-dentista especialista em harmonização orofacial. Ela também é diretora científica do Instituto de Biologia Oral e coordenadora de cursos de Implantodontia, Periodontia, Cirurgia Estética e HOF do IBO-BH e falou sobre a importância do uso da toxina que vai muito além da estética. “A toxina botulínica salva-vidas. A gente pode reabilitar pessoas, a gente pode ressocializar pessoas e o uso da toxina faz parte disso”, comentou Lorenza.   

A toxina botulínica é uma neurotoxina que inibe a liberação das moléculas de acetilcolina nas sinapses neuronais, sendo utilizada no tratamento de diversas patologias neurológicas. A substância atua, também, aliviando sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Por exemplo, na distonia, a toxina reduz contrações musculares involuntárias e na espasticidade pós-AVC, promove relaxamento muscular, facilitando a reabilitação. Além disso, é eficaz no controle da dor neuropática, espasmos hemifaciais e no manejo da sialorreia.

Se você quer rever a aula ou aprender um pouco mais sobre o uso terapêutico da toxina botulínica, acesse nosso canal do YouTube em cro.mg/youtube

E fique atento às nossas redes sociais para mais informações sobre as próximas aulas.