Vacinação Covid-19

15 de junho

Na manhã desta segunda-feira (14), o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, e o Deputado Estadual Zé Reis estiveram com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, que mais uma vez reforçou a importância da vacinação de todos os trabalhadores da saúde, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização. Apesar da boa evolução em todo o Estado, ainda há cidades que ainda não concluíram a vacinação de todas as categorias profissionais.
No encontro, ocorrido na Cidade Administrativa, o secretário ressaltou que todos os municípios deverão garantir a vacinação do grupo com quaisquer doses disponíveis, conforme compromisso assumido com o CRO-MG em abril deste ano, quando o Conselho expôs a preocupação em relação ao cálculo subdimensionado do envio de vacinas D1 (Dose 1). Na ocasião, Baccheretti afirmou, em vídeo divulgado pelo CRO-MG, que os municípios poderiam utilizar as doses de outros grupos para imunizar os trabalhadores da saúde, e o pedido do Conselho foi reforçado e formalizado por meio do ofício CRO-MG nº 1197/2021. A SES ainda está preparando um documento formal com essa normativa, para facilitar essa ação dos municípios rumo à conclusão desse grupo prioritário.
Outra boa notícia, também motivada por esta solicitação, foi a confirmação de que a SES solicitou ao Ministério da Saúde uma remessa especial com 300 mil doses destinadas exclusivamente aos trabalhadores da saúde. A chegada era prevista na 21ª remessa, mas é esperada com brevidade nas próximas semanas.
“Alguns profissionais da Odontologia ficaram de fora desta primeira fase e reforçamos o alto risco ocupacional da nossa categoria, sendo imprescindível a garantia da vacinação o mais breve possível. Saímos com essa boa notícia da reunião e esperamos que, em breve, todos possam trabalhar imunizados e com mais tranquilidade”, destacou o Presidente do CRO-MG.
O Secretário ainda colocou à disposição o Chefe de Gabinete para intervir junto aos municípios que estiverem com maiores restrições de vacinação dos profissionais da Odontologia, por meio da ação conjunta com as Superintendências de Saúde.
O CRO-MG agradece ao Secretário pelo apoio à classe, garantindo a imunização destes profissionais.